Saiba como conservar corretamente a cachaça por mais tempo

Por . em 11/06/2020

A cachaça por si só é uma bebida destilada e com um alto teor alcoólico podendo chegar até 48%, portanto, não é perecível. Mesmo assim, ao longo do tempo, se não armazenada de forma correta, ela pode perder algumas de suas características que a fazem dela uma bebida diferenciada. Com certeza ninguém quer que isso aconteça, então pensando nisso, separamos algumas informações que podem te ajudar.

Quando a garrafa ainda não foi aberta, ela pode ser armazenada por anos, e até décadas, desde que se siga algumas regras básicas como: manter na vertical, para que o líquido não entre em contato com a tampa, deixar longe de luz solar direta e armazenar em temperatura ambiente.

Se o recipiente estiver mal fechado e a bebida entrar em contato com o oxigênio, seu sabor inevitavelmente sofre alterações. Porém, também dá para guardar o que restou de uma garrafa já aberta. Neste caso, opte por garrafas de vidro e tampe muito bem, de preferência com rolhas de cortiça. O plástico não é aconselhado, porque pode alterar o sabor e o aroma da bebida.

Algumas medidas podem ser tomadas para aumentar a durabilidade da cachaça:

Posição da garrafa

É primordial manter as garrafas do destilado em posição vertical. Diferentemente de bebidas como vinho, que devem ser armazenadas na posição horizontal, a cachaça pode acabar perdendo as suas propriedades ao ficar muito tempo em contato com a tampa, seja ela de qual material for. Por isso, o ideal é vedar bem o recipiente e mantê-lo “em pé” em um barzinho, ou armário, por exemplo.

Tampa da garrafa

A tampa da garrafa do destilado deve permanecer bem fechada. Caso contrário, o contato com o ar pode causar oxidação e a cachaça pode vir a perder toda a sua qualidade. O material do qual é feita a tampa da cachaça também é muito importante para a sua conservação, pois, depois de aberta algumas tampas podem prejudicar na conservação da cachaça, por exemplo, as de metal. Por este fator, opte por substituir por uma rolha sintética, pois essas vendam o recipiente e não soltam substâncias.

Temperatura do local

A temperatura do local é muito importante, pois, não se deve armazenar cachaça durante longos períodos na geladeira e nem em locais com temperatura muito elevada. É sempre bom procurar deixá-la em locais com temperatura ambiente para não causar nenhuma alteração nas características da bebida e até mesmo na garrafa. Geralmente a temperatura ideal do local é por volta de 15°C à 20°C.

Uma opção de armazenamento bastante comum é armazenar a cachaça em barris de madeira próprios para envelhecimento. Mas vale lembrar que o tipo de madeira vai alterar a sua cachaça, tanto no sabor quanto no aroma e cor.

Seguindo essas simples dicas, você garante a melhor preservação desse tradicional destilado brasileiro. E quer saber onde achar as mais variadas cachaças pelo melhor preço? Acesse o site da Imigrantes Bebidas e aproveite!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas