As envelhecidas e seus tipos de madeiras.

Por . em 22/02/2021

O processo de envelhecimento da cachaça tem como principal objetivo aprimorar a qualidade química e sensorial. É possível aumentar a percepção de aromas e sabores da cachaça em mais de 65% de suas características sensoriais.
Mas para a cachaça ser considerada envelhecida, 50% do seu volume engarrafado deve maturar por pelo menos um ano em barril de, no máximo, 700 litros.

Como o envelhecimento é a etapa que fornece características sensoriais à bebida, a escolha do tipo de madeira de seu tonel é bastante importante.

Amburana

As cachaças envelhecidas no barril de amburana deixa a cachaça com uma cor dourada ou amarelo-pálido. Dependendo do estado do barril, pode agregar aromas de baunilha, florais e especiarias para a bebida.

Bálsamo

As cachaças envelhecidas no barril bálsamo conhecido também como cabriúva e pau-bálsamo, pode deixar a bebida com tons dourado, esverdeado ou âmbar. Agrega ao destilado sensação de picante ou adstringente. Possui aromas intensos, como de especiarias e herbáceas.

Carvalho

O carvalho é a madeira mais utilizada no mundo para envelhecer destilados.
A cor das cachaças envelhecidas em barris de carvalho pode variar em amarelado e âmbar. E dependendo do tipo do barril, vai possuir aromas e sabores frutados, de mel e até baunilha. Se você é um apreciador de whisky vai perceber semelhanças sensoriais dele na cachaça.

Castanheira

As cachaças envelhecidas neste barril, que também é conhecido como “carvalho brasileiro”, vão adquirir uma cor levemente amarelada, com sabor mais adocicado que lembra baunilha, caramelo e castanhas.

Ipê

O barril de Ipê, que também pode ser conhecido como tabebuia e peúva, além de deixar a bebida com um tom amarelado, agrega à cachaça aromas e sabores associados a castanhas, além de diminuir a intensidade tânica.

Jequitibá

O barril de Jequitibá vai fazer com que a cachaça fique com um tom levemente dourado. Por ser considerada uma madeira neutra, deixa o destilado mais leve e intensifica o sabor doce.

E ai? Em qual madeira é envelhecida a sua cachaça preferida?
Acesse www.imigrantesbebidas.com.br e confira nossa categoria de cachaças com preços incríveis!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas