13 de Setembro: Dia da Cachaça

Por . em 13/09/2019

Para celebrar a bebida genuinamente brasileira, saiba mais sobre a história e a carga cultural deste destilado tipicamente nacional.

Foto: Acervo USP

A cana-de-açúcar, produto trazido pelos colonizadores portugueses, se adequou bem em solo brasileiro e se tornou uma das principais fontes de renda no país. Para não se perder nenhuma parte desta planta surgiu a bebida mais representativa nacionalmente, o que causou alguns alvoroços em Portugal, pois era um produto de grande consumo, principalmente entre os escravos.

A coroa Portuguesa impediu a produção e comercialização deste produto no país com o objetivo de substituir desta bebida pela bagaceira, bebida típica de Portugal.

Conforme alguns documentos históricos, aconteceu uma revolução nomeada “Revolta da Cachaça”, realizada pelo povo brasileiro, que se aborreceu com esta determinação da Corte Portuguesa. Em 13 de setembro de 1661 a cachaça foi oficialmente liberada no Brasil para ser produzida e comercializada livremente.

Em 1922, na Semana de Arte Moderna de São Paulo, os gênios da arte enalteceram esta bebida como um grande ícone da brasilidade, iniciando a história comercial deste produto.

Uma bebida cheia de simbologias e uma carga cultural intensa, o “Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac)” estabeleceu esta data no ano de 2009 e em favor de valorizar esta bebida brasileiríssima, ela foi oficializada em 2010.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas